No momento da abordagem, o marginal conseguiu atacar o policial dentro da viatura, tomou sua arma e efetuou os disparos.
Foto: Redes sociais/ Reprodução
VEJA TAMBÉM
v296c
BOMBEIROS Adolescente de 17 anos é atropelado por trem em Rio Negrinho p381o
25 de maio de 2025
PREVISÃO DO TEMPO Maio se despede com frio intenso em todas as regiões do estado 3c3i5m
25 de maio de 2025
Um policial militar foi assassinado a tiros nesta terça-feira (3) em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, após ser desarmado durante uma abordagem. Davi Appel da Silva, de 37 anos, atuava como 3° sargento do 9º Batalhão de PM.
De acordo com Polícia Civil, Appel fazia rondas no bairro, sozinho e em patrulha comunitária, por volta das 11h45, quando identificou um homem que frequentemente perturba a comunidade, especialmente com uso de drogas, nas proximidades de uma escola.
O policial teria o abordado e solicitado que saísse do local. Ao fazer o acompanhamento deste homem, o policial acabou sendo atacado pela janela de sua própria viatura, momento em que foi desarmado pelo indivíduo. Este, então portando a arma do policial, efetuou diversos disparos contra o militar, sendo que, na sequência, dispensou a arma no chão.
PM foi morto durante abordagem em Criciúma — Foto: Redes sociais/ Reprodução
Após, o homem foi detido por moradores e trabalhadores de uma obra nas proximidades, que acionaram a Polícia Militar.
Segundo o delegado João Westphal, à frente do caso, o autor tem 45 anos, é natural do Rio Grande do Sul e já tinha agem prisional, agens policiais por dano, lesão corporal, desacato, resistência, desobediência, violência doméstica, posse de drogas e ato obsceno.
O homem foi conduzido à sede do Departamento da Polícia Civil. Será dado continuidade aos trabalhos de investigação do homicídio e a Delegacia de Homicídios formalizará a prisão em flagrante do criminoso. Em seguida, o preso será encaminhado ao Presídio Regional de Criciúma.
Em uma rede social, o governador Jorginho Mello afirmou que não medirá esforços para que o crime “não fique impune e que o criminoso seja devidamente responsabilizado”.
Já a Polícia Militar, em nota, expressou solidariedade e condolências aos familiares, amigos e colegas de Davi.
“É com profundo pesar e consternação que o Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) manifesta suas condolências pelo falecimento do 3° sargento Davi Appel da Silva, de 37 anos, que pertence ao 9º Batalhão de Polícia Militar (Criciúma), quando foi assassinado por um criminoso durante abordagem policial militar nesta terça-feira, 3.
Expressamos nossa solidariedade e sentidas condolências aos familiares, amigos e colegas de farda do policial, reconhecendo o imensurável sacrifício e dedicação deste herói em servir e proteger a sociedade. Sua coragem e comprometimento com o dever serão lembrados e honrados por todos nós.
Neste momento de luto e dor, estendemos nossos mais sinceros sentimentos, enaltecendo a valentia e abnegação de todos os membros da corporação policial militar que diariamente arriscam suas vidas na nobre missão de preservar a ordem pública.
Que a memória e o legado do referido policial militar permaneçam como inspiração e exemplo para todos nós. E que a justiça prevaleça.
Por fim, enaltecendo o valor deste herói, destaco um trecho da canção da PMSC:
“Jamais sejam por nós esquecidos”. (Letra e música tenente-coronel PMSC Roberto Kel)
DETERMINO ainda que, a partir do dia de hoje, 3, terça-feira, as insígnias dos Comandantes das OPMs da Polícia Militar de Santa Catarina, por 3 (três) dias, permaneçam a meio mastro. As bandeiras Nacional e de Santa Catarina permanecerão hasteadas normalmente na forma regulamentar”.
AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA Coronel PM Comandante-Geral da PMSC
Notícia Anterior n1g6t
TRÂNSITO Motociclista fica ferido em grave acidente na SC-477, em Canoinhas l6x24
Próxima Notícia 4s5w68
PRIVACIDADE Fornecer dados biométricos preocupa 60% dos brasileiros, diz pesquisa 3s5s