Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil e líder em produtividade. O cultivo do grão envolve mais de 30 mil famílias catarinenses.
Fotos: Aires Mariga/Epagri
VEJA TAMBÉM
v296c
TRÂNSITO Acidente deixa mulher morta um ferido grave em São Bento do Sul 19484c
24 de maio de 2025
INFRAESTRUTURA Construção de áreas de escape na Serra Dona Francisca sai do papel o6d4w
23 de maio de 2025
A colheita da safra de arroz irrigado 2024/25 está na reta final e a expectativa de bom desempenho vai se confirmando.
De acordo com a Epagri/Cepa, a produção desta safra deve ser 9,52% maior que a anterior, impulsionada por um aumento de 9,85% na produtividade média, estimada em 8,73 toneladas por hectare e alcançando números recordes.
O modelo de produção adotado em Santa Catarina, em áreas alagadas, é uma marca registrada da cadeia produtiva no Estado
“Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil. O que destaca ainda mais nosso estado é a qualidade do grão. A maior parte da plantação é em áreas alagadas. Debaixo da água o grão fica mais bem protegido de pragas e o plantio mais uniforme. E graças à parceria com o Governo, por meio da Epagri, os grãos recebem melhoramentos para agregar valor. Fica melhor! Renda para mais de 50 mil famílias catarinenses. O arroz é um produto forte de Santa Catarina e a gente se orgulha disso”, frisou o governador Jorginho Mello.
A safra ada foi marcada por adversidades climáticas, como excesso de chuvas, baixa luminosidade e elevada nebulosidade, fatores que favoreceram o surgimento de doenças e pragas, comprometendo o desempenho das lavouras.
Já para 2024/25, o cenário é bem diferente. O bom desempenho da atual safra é resultado da combinação entre condições climáticas favoráveis, uso de cultivares de alto potencial produtivo, investimentos em tecnologia e melhorias nas práticas de manejo, confirmando uma tendência positiva observada nos últimos anos.
Cultivar Dueto se destaca com alta produtividade e tolerância climática 4f462z
Entre os destaques da safra 2024/25 está o cultivar SCSBRS 126 Dueto, desenvolvido pela Epagri em parceria com a Embrapa.
Esta é apenas a segunda safra em que o Dueto está sendo cultivado comercialmente e a demanda por sementes já supera a oferta
A variedade provou sua resistência diante das oscilações climáticas registradas no verão, com frio fora de época em dezembro e calor intenso entre janeiro e março. Nas Unidades Demonstrativas de cultivares conduzidas em todo estado pela Epagri nesta safra, o Dueto alcançou produtividade superior a 12 mil kg/ha, sendo o mais produtivo entre os avaliados.
“Esta superioridade está se confirmando na lavoura com o avanço da colheita. A tolerância do cultivar a extremos de temperatura foi decisiva para o bom desempenho nesta safra”, destacou o pesquisador Laerte Terres, pesquisador responsável pelo Projeto Arroz na Epagri.
Desenvolvido para regiões com altitudes superiores a 400 metros — sujeitas a quedas de temperatura durante a fase reprodutiva — o Dueto é recomendado para todas regiões produtoras de Santa Catarina. A variedade possui ciclo longo (142-144 dias) e média de produtividade de 10.290 kg/ha.
Além do bom rendimento agronômico, o Dueto também se destaca no processamento industrial. “Ele é ideal para a indústria, tanto para arroz parboilizado quanto de arroz branco, pois tem alto rendimento no descascamento e baixa taxa de quebra dos grãos, o que resulta em mais grãos inteiros no produto final”, relata Laerte. Esta é apenas a segunda safra em que o Dueto está sendo cultivado comercialmente e a demanda por suas sementes já supera a oferta.
Santa Catarina: referência nacional em produtividade de arroz 2m3sm
Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil e líder em produtividade. Com uma área estável de cultivo, em torno de 145 mil hectares, o arroz representa o quarto produto em Valor da Produção Agropecuária (VPA) no estado, somando R$ 2,1 bilhões, o que corresponde a 9,4% do total nacional, segundo dados da Epagri/Cepa (2022/2023).
O cultivo do grão envolve mais de 30 mil famílias catarinenses. O modelo de produção adotado em Santa Catarina, em áreas alagadas, é uma marca registrada da cadeia produtiva no Estado e um exemplo nacional de eficiência no campo.
Notícia Anterior n1g6t
LOTERIAS Três apostas de SC acertam quina e levam prêmios na Mega-Sena deste sábado 5fi6z
Próxima Notícia 4s5w68
OBITUÁRIO Funerais em Canoinhas, Três Barras e Bela Vista do Toldo neste sábado, 12 5q1c4r